Aconteceu em 28/29 e 30 de agosto no Centro Sul de Florianópolis, o 35º Encontro Catarinense de Hospitais. Integrou o evento em 2013 a realização da 6ª Conferência de Gestão Hospitalar dos Países de Língua Portuguesa, evento bianual que na última edição foi realizada em Fortaleza/Ceará em 2011.
A realização foi da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de SC (FEHOESC), Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de SC (FEHOSC) e a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares. O número de participantes, entre profissionais brasileiros e oriundos da Europa e da África ultrapassou 600 este ano. Os representantes das entidades promotoras foram pessoalmente a Portugal fazer o convite para os profissionais da área.

Kilder Vieira de Melo, Irmã Enedina, Diretora Presidente da Sociedade Divina Providência de Santa Catarina, Francisco Oliver, comprador do Hospital Divina Providência de Tubarão e Luiz Souza, da ACS
Aconteceu também debate sobre a importância do certificado de filantropia para a sobrevivência das entidades e a fundamental obrigação das entidades em prestar contas em tempo hábil e na forma correta. Esteve presente também o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O tema A Qualidade na Gestão Como Fator de Resultado na Administração hospitalar foi apresentado pelo Dr. HAINO BURMESTER – Dr. em Ciências da Universidade Federal de SP, e coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde de SP. Atuaram como debatedor e moderador, respectivamente, os Drs. José Fragata: Professor, cirurgião cardíaco, diretor do serviço de cirurgia cardiotorácica de um dos maiores hospitais centrais portugueses, em Lisboa, com livros publicados na área de qualidade em serviços de saúde – Portugal e Tércio Kasten Presidente do Instituto Santé e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina – Brasil.
Entre outros temas foram muito apreciados pelos participantes A Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, as experiências em creditação pela Joint Comission International (JCI) e o equilíbrio entre investimento, custo e remuneração, bem como gestão estratégica de custos como instrumento de viabilidade.
A nossa representada, METAHOSPITALAR esteve presente com stand na Feira de Tecnologia, Produtos e Serviços Médico-Hospitalares. Na foto o presidente da empresa, Kilder Vieira de Melo, Irmã Enedina, diretora presidente da Sociedade Divina Providência de Santa Catarina, Francisco Oliver, comprador do Hospital Divina Providência de Tubarão, nossos clientes há mais de 10 qanos, com mais de 200 leitos nossos, e o homem ACS no Sul, Luiz Souza Filho.