consulte o EspecialistaDispositivos para Endoscopia Terapêuticaequipamentos de endoscopiaMedical devicesNa dúvida, consulte o Especialista

Para além do conhecimento, o que falta para a tecnologia funcionar em procedimentos?

By 31 de julho de 2025 No Comments

Estudar é essencial para a sobrevivência do médico, assim como congressos e cursos de atualização, fundamentais para a prática clínica. Testar novos dispositivos, também faz parte do contexto médico. Mas tem um detalhe que separa o médico que apenas experimenta daquele que realmente transforma a tecnologia em solução clínica: o suporte técnico.

Não basta dominar em teoria, é preciso saber usar, mão na massa, horas de vôo. E é aí que entra o Representante técnico bem preparado — aquele que não vende produto, e sim, constrói confiança. A presença deste profissional numa sala de procedimentos encurta caminhos, evita erros, antecipa problemas e acelera resultados. É um parceiro consultivo por trás de um novo método ou dispositivo.

O que o endoscopista ganha com esse tipo de suporte?

  • Curva de aprendizado mais rápida e segura
    O representante que domina o manuseio de seus dispositivos entrega know-how. E são justamente os “pulos do gato” que definem a diferença entre a teoria e a realidade diante de um paciente.
  • Tranquilidade para inovar com segurança
    Diante de uma nova tecnologia, o médico não está sozinho. O suporte durante os primeiros casos permite incorporar com tranquilidade uma determinada solução em sua rotina, com margem infima de erros ou situações difíceis.
  • Respaldo técnico durante situações críticas
    Quando o imprevisível acontece — e ele sempre acontece — contar com um especialista ao lado, seja presencialmente ou por meio de vídeo chamada, alivia a pressão e muda completamente a forma como o procedimento é conduzido.
  • Atualização contínua e estratégica
    Suporte técnico consultivo de qualidade assegura que o médico tenha acesso a novidades relevantes e insights aplicáveis.
  • Reputação profissional
    A aplicação impecável de um novo dispositivo gera desfechos consistentes, o que ajuda na construção de reputação. Reputação, gera reconhecimento, agenda cheia e diferenciação dentre os demais profissionais médicos.

Por fim, a tecnologia por si só não faz milagre.

Existem curvas de aprendizado que não podem ser negligenciadas nem puladas. Inovação aliada ao conhecimento do médico e ao suporte técnico do representante consultivo, faz enorme diferença. Portanto, valorize empresas que possuem Representantes consultivos com bagagem e altamente preparados.

Valorizar isso não é luxo — é estratégia de longo prazo.

Daniel Souza

Author Daniel Souza

More posts by Daniel Souza