Estudar é essencial para a sobrevivência do médico, assim como congressos e cursos de atualização, fundamentais para a prática clínica. Testar novos dispositivos, também faz parte do contexto médico. Mas tem um detalhe que separa o médico que apenas experimenta daquele que realmente transforma a tecnologia em solução clínica: o suporte técnico.
Não basta dominar em teoria, é preciso saber usar, mão na massa, horas de vôo. E é aí que entra o Representante técnico bem preparado — aquele que não vende produto, e sim, constrói confiança. A presença deste profissional numa sala de procedimentos encurta caminhos, evita erros, antecipa problemas e acelera resultados. É um parceiro consultivo por trás de um novo método ou dispositivo.
O que o endoscopista ganha com esse tipo de suporte?
- Curva de aprendizado mais rápida e segura
O representante que domina o manuseio de seus dispositivos entrega know-how. E são justamente os “pulos do gato” que definem a diferença entre a teoria e a realidade diante de um paciente. - Tranquilidade para inovar com segurança
Diante de uma nova tecnologia, o médico não está sozinho. O suporte durante os primeiros casos permite incorporar com tranquilidade uma determinada solução em sua rotina, com margem infima de erros ou situações difíceis. - Respaldo técnico durante situações críticas
Quando o imprevisível acontece — e ele sempre acontece — contar com um especialista ao lado, seja presencialmente ou por meio de vídeo chamada, alivia a pressão e muda completamente a forma como o procedimento é conduzido. - Atualização contínua e estratégica
Suporte técnico consultivo de qualidade assegura que o médico tenha acesso a novidades relevantes e insights aplicáveis. - Reputação profissional
A aplicação impecável de um novo dispositivo gera desfechos consistentes, o que ajuda na construção de reputação. Reputação, gera reconhecimento, agenda cheia e diferenciação dentre os demais profissionais médicos.
Por fim, a tecnologia por si só não faz milagre.
Existem curvas de aprendizado que não podem ser negligenciadas nem puladas. Inovação aliada ao conhecimento do médico e ao suporte técnico do representante consultivo, faz enorme diferença. Portanto, valorize empresas que possuem Representantes consultivos com bagagem e altamente preparados.