Um dos mais tradicionais hospitais de Porto Alegre, o HPB nasceu em 31 de janeiro de 1934, pela iniciativa de um grupo de médicos tisiologistas e lideres comunitários que não encontravam, em Porto Alegre, hospitais dispostos a tratar tuberculosos. Toda a comunidade estava mobilizada pela “peste branca”, pois não havia uma família, na época, que não tivesse no mínimo um membro atingido.
Da primeira Diretoria eleita faziam parte, entre outros, tradicionais e prestigiados ativistas pela causa, o General José Flores da Cunha, Dr. Alberto Bins, Dr. Manoel José Pereira Filho, Dr. Oscar Pereira, Dr. Nicolino Rocco, Dr. José Sarmento Barata e Dr. Osvaldo Vergara.
Foi inquestionável o apoio recebido dos meios de comunicação da época, entre estes o Correio do Povo, o Diário de Notícias, a Rádio Gaúcha e a Rádio Farroupilha.
Aos primeiros donativos recebidos da Legião da Caridade, seguiram-se doações da Colônia Israelita, da Sociedade Austríaca, daColônia Alemã, Italiana e outras.
Foi fundado o Clube dos Jacarés, entidade semelhante ao Lions e Rotary, com a finalidade de arrecadar fundos para a construção e que teve o apoio de Manoel Vargas, pai de Getúlio Vargas. As terras que eram necessárias para a instalação de tão importante projeto foram adquiridas pela Diretoria, com a utilização das doações. Sob o lema “Ciência e Caridade”, em 03 de maio de 1934, foi lançada a Pedra Fundamental.
Posteriormente transformado em hospital geral, hoje com 200 leitos, o Belém atua em alta complexidade de neurologia, neurocirurgia e traumatologia e também na clínica médica, cirurgia geral, psiquiatria e dependência química.
Atende em média anual 7.000 internações, 2.500 cirurgias e 200 mil exames laboratoriais. O SUS corresponde a 80% dos atendimentos.
Porto Alegre vive hoje, como de resto todo o Brasil, um verdadeiro “surto” de ampliação das redes hospitalares e o HPB, com as iniciativas dos últimos anos, tem dado uma contribuição importante ao atendimento desta demanda.
O novo diretor, Dr. Strappazzon, enfatizou que estará focado numa gestão de qualidade, inclusive com a modernização não só dos equipamentos de uso técnico/científico quanto aqueles da área de hotelaria.